Dia Mundial da Protecção Civil




O Dia Mundial da Proteção Civil comemora-se a 1 de Março e foi instituído a nível mundial pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC), sendo este o dia em que entrou em vigor a Constituição desta Organização.

A nível nacional, este dia, tem em 2016 o tema “A importância do patamar local na promoção de Comunidades Resilientes”, sendo promovido pela Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).
A Ecolojovem assinala esta efeméride com uma saudação de agradecimento a todos os agentes que integram o Serviço Nacional de Proteção Civil, nomeadamente aos corpos de bombeiros, às forças de segurança, às forças armadas, às autoridades marítima e aeronáutica, ao INEM e demais serviços de saúde, aos sapadores florestais e à Cruz Vermelha Portuguesa, os quais trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano para prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, para atenuar os efeitos destas situações e para proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando estas situações ocorrem. Deixamos também uma palavra de reconhecimento ao Estado, às Regiões Autónomas, às Autarquias Locais e a todos os Cidadãos que diariamente atuam em situações de Emergência.

Intensificamos a ideia de que uma política de protecção civil bem difundida na sociedade torna as comunidades mais resilientes e capazes de dar uma reposta mais rápida e eficaz a situações de perigo.

Viva as medidas de Autoproteção!

Viva a Proteção Civil!

Sem comentários: