19 de Junho no Parlamento - “Os Verdes” querem combate ao desemprego jovem


No quadro do seu agendamento potestativo, “Os Verdes” entregaram na Assembleia da República um Projeto de Resolução que procede a um conjunto de recomendações ao Governo com vista a combater o desemprego juvenil, uma iniciativa legislativa que será discutida no Parlamento na próxima quarta-feira, dia 19 de Junho.

São dramáticos os atuais números do desemprego, nomeadamente do desemprego jovem. Segundo os últimos dados do Eurostat, divulgados no final de Maio, o desemprego jovem oficial atingiu, em Portugal, os 42,5%, ou seja, quase metade dos jovens não tem emprego.

Os níveis de desemprego, nomeadamente, do desemprego jovem têm repercussões gravosas não apenas a curto prazo, mas também a médio e longo prazo. Num relatório recente a OIT refere a existência de uma relação direta entre o aumento da taxa de desemprego jovem e a diminuição subsequente da taxa de frequência do ensino superior. O desemprego jovem, designadamente dos mais qualificados, pode constituir um motor de desvalorização do ensino. Se conjugarmos isto com o acentuado desemprego de jovens qualificados existente em Portugal e com o desinvestimento brutal que o Governo está a fazer na educação em Portugal, percebe-se qual o futuro que o Governo determina a este nível para o país!

O PEV considera ainda que não pode ser ignorada a profunda precarização do trabalho que é hoje oferecida aos jovens, que vislumbram um futuro a saltitar entre uma situação de emprego a curto prazo e de desemprego, sabendo o que tudo isso comporta ao nível da insegurança na vida, da não obtenção de autonomia, de grande vulnerabilidade e de adiamento de projetos de vida, ou até de constituição de família. Verifica-se, ainda, que o período médio de procura de emprego sobe, que as situações de desemprego são mais prolongadas, que a transição do ensino para o trabalho é mais longa e que a insegurança é o que se oferece aos jovens!

“Os Verdes” estão convictos de que a luta contra o desemprego é a prioridade nacional; convictos que o desemprego jovem, em particular, requer uma urgentíssima pro-atividade no seu combate; convictos que não é possível combater o desemprego sem criar as condições necessárias para a redinamização económica do país e, no sentido de contribuir para a procura de soluções, apresentam o presente Projeto de Resolução, discutido em plenário no próximo dia 19 de Junho.

Projeto de Resolução de “Os Verdes”, cuja nota justificativa detalha a motivação do PEV para apresentação desta proposta aqui 

O Grupo Parlamentar “Os Verdes” 
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
www.osverdes.pt
Lisboa, 17 de Junho de 2013

Sem comentários: