Lançamento do Comité Nacional Preparatório do 18º FMJE


18 de Maio de 2013
A Ecolojovem - «Os Verdes» integra o Comité Nacional Preparatório do 18º Festival da Juventude e dos Estudantes
A iniciativa de lançamento do Comité teve lugar no passado sábado, em Lisboa




Apelo à Juventude Portuguesa para a participação no 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

7 a 13 de Dezembro – Quito, Equador

Ao longo dos tempos, a juventude desempenhou um papel fundamental no processo de transformação social e no caminho do progresso. Assumiu-se como força importante na luta anti-imperialista por um mundo de paz, democracia, respeito pelos direitos humanos e pela soberania dos povos. Lutou, luta e continuará a lutar pelo direito de todos ao trabalho com direitos, à saúde, à educação, à cultura e ao desporto.

Por todo mundo, a juventude enfrenta o Imperialismo e o seu rasto de guerra, exploração e ataque aos mais fundamentais direitos da humanidade.

Também em Portugal a juventude luta por um país melhor, soberano, democrático e justo. Os direitos conquistados pela Revolução de Abril estão hoje, mais que nunca, a ser atacados por Governos ao serviço do grande capital. A escalada imperialista tem esta expressão no nosso país, negando um futuro e um presente dignos aos jovens, para manter a acumulação capitalista nas mãos de alguns poderosos. Mas os jovens, os trabalhadores e os povos lutam e resistem, assumem como seus, na sua vida, os valores que o povo conquistou em Abril, não abrem mão do que se conseguiu a pulso. Valores como a paz, a educação, a saúde, a cultura, a liberdade, o trabalho com direitos, o desporto, e o ambiente são fundamentais, e os jovens do nosso país exigem que estes façam parte da sua vida, que se cumpra Abril!

Será munida desta força e dos valores de Abril que a juventude portuguesa participará no 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE), que se realizará de 7 a 13 de Dezembro no Equador.

Os Festivais, que se realizam desde 1947, são o maior acontecimento à escala internacional de luta pela Paz, pela solidariedade entre os povos e pelos direitos da juventude, tendo juntado na última edição, realizada em 2010 na África do Sul, mais de 15 mil jovens oriundos de 126 países. Em todo o mundo, a juventude estará profundamente envolvida na preparação do 18º FMJE, pela necessidade crescente de derrotar o imperialismo, que cada vez mais oprime os jovens atacando os seus direitos, explora os recursos do planeta e destrói o futuro. 

Em muitos países e também no Equador, os trabalhadores, o povo e a juventude estão a tomar nas suas mãos os destinos das suas vidas, a realizar políticas progressistas e de carácter anti-imperialista. Este Festival será também uma oportunidade para trocar experiências entre realidades muito diferentes dos vários países, onde poderemos aprender nomeadamente com as importantes transformações sociais em curso no Equador e na América Latina, sendo ainda uma demonstração internacional de solidariedade para com esses processos.

O Comité Nacional Preparatório português apela aos estudantes e aos jovens portugueses que se envolvam na preparação e realização do 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes. A Juventude portuguesa está convidada! De 7 a 13 de Dezembro, todos os caminhos da luta da juventude vão dar ao Equador, onde vamos afirmar os valores de Abril e demonstrar com toda a confiança “A Juventude unida contra o Imperialismo, por um mundo de paz, solidariedade e transformação social!”

O Comité Nacional Preparatório Português do 18º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

Sem comentários: