Ecolojovem - «Os Verdes» solidária com Manifestação do Ensino Superior


A Ecolojovem - «Os Verdes», juventude do Partido Ecologista «Os Verdes», está solidária com a luta dos estudantes do Ensino Superior, que hoje reivindicam com esta manifestação o direito à Educação, desde sempre consagrado na Constituição da República Portuguesa. 

Os Jovens Ecologistas consideram inaceitáveis os ataques que o atual Governo PSD/CDS tem infligido ao Ensino Superior que só têm contribuído para o abandono escolar de milhares de estudantes, e para o endividamento de outros tantos milhares, que se veem obrigados a recorrer à banca e a empréstimos que os vão condenar a uma dívida que não conseguem pagar.  

Os cortes e o subfinanciamento que hoje o Ensino Superior enfrenta representam drásticas reduções na ação social escolar, o encerramento de cantinas, e uma completa elitização do Ensino, como consequência das políticas do PSD/CDS/PS.  

As bolsas de estudo são insuficientes para fazer face às despesas e muitas vezes os alunos têm que esperar meses até verem essa verba ser-lhes efetivamente disponibilizada. A par desta retirada de direitos aos estudantes, o Governo promove consecutivos aumentos de propinas, o que faz aumentar ainda mais os custos para as famílias já em dificuldades, devido à atual crise que o país atravessa.  

A Ecolojovem - «Os Verdes» defende o fim do abandono escolar, o devido e necessário financiamento do ensino superior, uma efetiva e real ação social escolar e o fim das propinas.  

Os Jovens Ecologistas juntam-se a todas as lutas dos estudantes do Ensino Superior, pois estamos perante graves ataques a um direito consagrado: a Educação; e consideramos que urge combater com todas as forças da juventude portuguesa este Governo e estas políticas castradoras dos nossos Direitos.  
   
O Grupo Parlamentar “Os Verdes”
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
www.osverdes.pt
Lisboa, 21 de Março de 2013

Sem comentários: