REVISÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO: PROJECTO DE “OS VERDES” APROVADO HOJE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

“Os Verdes” congratulam-se com a aprovação, hoje, no Parlamento, do seu Projecto de Resolução que recomenda ao Governo que proceda à revisão das normas de atribuição de bolsas de estudo aos alunos do ensino superior.

O PEV regozija-se com o sim praticamente unânime a esta iniciativa, que passou no Parlamento apenas com o voto contra do Partido Socialista, e que levará à alteração das regras de atribuição das bolsas de estudo, no sentido de serem abolidas as restrições e condicionamentos acrescidos, impostos pelo Governo quanto a esta matéria, e que levaram, nos últimos tempos, à diminuição do número de prestações atribuídas.

Face à crise que se vive em Portugal, nada mais justo que aumentar o investimento na acção social escolar, alargando o número de alunos bolseiros e aumentando o valor das bolsas, objectivo que “Os Verdes” pretendem ver cumprido com a aprovação desta iniciativa legislativa.

2 comentários:

Tatiana disse...

Ola, Boa Tarde!

O meu nome é Tatiana Duarte, estudo Analises Clínicas e de Saúde Publica na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, em Castelo Branco.
A situação é a seguinte, este mês ainda não recebi bolsa (a qual deveria ser entregue dia 8 do presente mês). A minha duvida prende-se então com o assunto deste post... é por esta revisao que querem fazer que ainda nao recebemos?

É que ja liguei para o Instituto Politecnico de Castelo Branco, falei com a area de acçao social, e a resposta que me deram foi que a nivel nacional ainda ninguem recebeu... e que nao sabem se os valores serão os mesmos, e tambem nao sabem até se virá algum dinheiro. Isto passa-se com bolsas de licenciatura, mestrado e doutoramento...

Gostava que me esclarecessem, por favor.

Cumprimentos, Tatiana Duarte

Ecolojovem-«Os Verdes» disse...

Cara Tatiana:
Desde já lamentar a situação gravosa de falta de pagamento da bolsa, que sabemos ser um meio cada vez mais necessário para manter os jovens estudantes no ensino.
Em relação à questão que colocas, devemos dizer que no mesmo dia, 04 de Março de 2011, foram votados na Assembleia da República, outros projectos de lei referentes ao mesmo assunto, onde no geral se pretendiam novos reforços na Acção Social do Ensino Superior.
Alguns dos projectos de lei foram aprovados na generalidade, como por exemplo o do PEV, e que agora é necessário sair a sua publicação, em Diário da República, para efeitos legais, o que ainda não aconteceu.
Queremos com isto dizer, que o atraso de pagamento será devido a outros constrangimentos, até porque há outras Faculdades e Institutos que têm feito o pagamento das bolsas, incluído este mês. Soubemos de atrasos no pagamento até Janeiro deste ano, mas que agora está normalizada a situação.
Gostaríamos de pedir-te que nos pudesses enviar por email, um resumo da tua situação, de modo a podermos acompanhar melhor e ajudar-te no que for possível.
Com os melhores cumprimentos.
Ecolojovem - «Os Verdes»