ECOLOJOVEM-“OS VERDES” SOLIDÁRIA COM PROTESTOS DOS ESTUDANTES

Os estudantes do Ensino Básico, Secundário e Superior manifestam-se hoje, Dia Nacional do Estudante, de Norte a Sul do país, em sinal de protesto contra as políticas governamentais que afectam a Educação.
A Ecolojovem – “Os Verdes” junta-se a este protesto e manifesta o seu total apoio e solidariedade para com todos os estudantes que reivindicam reais políticas de investimento no ensino e um sistema mais justo e democrático.
O ensino em Portugal tem vindo a degradar-se devido ao desinvestimento sucessivo do Governo que, desconsiderando a realidade que se vive em Portugal, decidiu aplicar o Decreto-Lei n.º 70/2010, alterando as regras de atribuição de prestações sociais.
Hoje em dia, os estudantes e suas famílias deparam-se com imensas dificuldades devido às despesas com o ensino, que tem custos elevadíssimos, e o sistema de Acção Social Escolar está longe de abranger todos os que necessitam, baseando-se num modelo de atribuição de bolsas injusto e pondo em causa a continuação dos estudos de muitos alunos.
Os jovens ecologistas têm estado e continuarão a estar atentos a estas políticas que representam um verdadeiro retrocesso nos direitos dos alunos e do próprio sistema de ensino, contrariando o Direito ao Ensino consagrado na Constituição da República Portuguesa.
A Ecolojovem - "Os Verdes" considera necessário e urgente que os Ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior promovam, através do diálogo, reuniões com as Associações de Estudantes para que se possa chegar à resolução destes graves problemas, passando esta resolução, obviamente, por um maior e verdadeiro investimento no Ensino.

Sem comentários: