ACAMPAMENTO DA ECOLOJOVEM-«OS VERDES» - “Pela Defesa da Água!”

Como tem vindo a ser habitual, a Ecolojovem-«Os Verdes», Juventude do Partido Ecologista “Os Verdes”, vai organizar o seu acampamento que, este ano, contempla a bonita vila de Constância. Este evento irá realizar-se de 25 a 29 de Agosto e os jovens ecologistas irão eleger o parque de campismo local como a base para lançar as várias acções previstas.

A temática escolhida para este ano é a Água, e a sua defesa como um bem essencial à vida. A Ecolojovem-«Os Verdes» tem defendido sempre uma gestão pública da Água, a preços justos e com serviço de qualidade. Mas a política que tem vindo a ser desenvolvida pelos sucessivos governos caminha no sentido de privatizar o sector da Água, algo a que a Ecolojovem é claramente contra, pois este é um sector estratégico e não um bem qualquer, que possa ser tratado como uma mercadoria, sujeito às regras nem sempre claras de mercado.

Ao longo dos dias irão cumprir-se diversas actividades que pretendem alertar os jovens e a população em geral para os problemas que afectam o recurso Água, como seja os problemas de poluição, de gestão ou ainda as sucessivas tentativas de privatização.

Na manhã de sábado e já em Vila Nova da Barquinha, os jovens ecologistas irão realizar uma acção de contacto com a população, que engloba a distribuição de documentos, e à noite prevê-se um regresso ao parque de campismo para uma tertúlia sobre o tema eleito: a Água. Esta tertúlia, que estará aberta a todos os que queiram participar activamente ou apenas ouvir, contará com a presença do dirigente nacional de “Os Verdes”, Francisco Madeira Lopes.

Devemos ainda acrescentar que, apesar do objecto deste evento ser a Água, a Ecolojovem-«Os Verdes» não esquece o completo flagelo que desde o início do Verão tem assolado o nosso país: os incêndios. A perda de património natural e edificado, destruição de áreas protegidas, que ficam desta forma completamente despidas e desprotegidas de flora e faunas, em muitos casos, raras; populações que perdem bens e sustento; bombeiros que perdem a vida no combate a um inimigo sem rosto… estas têm sido imagens que têm marcado o nosso país e que infelizmente têm vindo, constantemente, a acumular-se ano após ano.

A Ecolojovem-«Os Verdes» reafirma, por isso, que é necessária uma biodiversidade florestal, revitalização do espaço rural e combate às alterações climáticas, entre outras, para uma efectiva prevenção de incêndios.

Junto se enviam algumas das actividades programadas

25 de Agosto – Quarta-feira

Reunião com associação juvenil para debater questões sobre a juventude

27 de Agosto – Sexta-feira

Descida do rio e outras actividades desportivas

28 de Agosto – Sábado

Acção de rua em Vila Nova da Barquinha

Tertúlia sobre a Água com a presença de dirigentes do PEV

Sem comentários: