Consumir Local!

Sabias que?
- Um quilo de maçãs vindo da Nova Zelândia produz um quilo de CO2, enquanto um quilo de maçãs nacionais produz menos de 50g de CO2.
- A região transmontana não tem capacidade de escoamento dos seus produtos, nomeadamente a batata, quando o país é deficitário nesta produção e está a importar de outros países.
- O Partido Ecologista “Os Verdes”apresentou na Assembleia da República um Projecto de Lei sobre o Direito de Consumir Local.

A actual crise dos preços dos combustíveis e dos alimentos pode, e deve, ser superada com um novo modelo de política alimentar baseado no consumir local.
Muitos dos alimentos que consumimos são transportados ao longo de milhares de quilómetros agravando o fenómeno das alterações climáticas devido à emissão de gases poluentes.

A Ecolojovem - "Os Verdes" defende o incentivo e o apoio à produção nacional para que os produtores tenham oportunidade de comercializar e escoar os seus produtos e que os consumidores possam optar por produtos locais.
A produção nacional não pode ser discriminada pelo abuso do poder do mercado das grandes cadeias de distribuição.

Defendemos uma produção mais amiga do ambiente, mais equilibrada e com menos custos energéticos.

Por isso…
Sempre que possível opta por consumir local!
O Acampamento de Verão da Ecolojovem do ano passado teve como tema a defesa do Consumir Local e a Ecolojovem e "Os Verdes" continuarão a lutar por um efectivo apoio e valorização da produção nacional e do consumir local.

Entretanto, estamos já a preparar o acampamento deste ano!!

Sem comentários: