30 anos de Serviço Nacional de Saúde


A Saúde é um Direito fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa realizando-se “através de um serviço nacional de saúde universal e geral e, tendo em conta as condições económicas e sociais dos cidadãos, tendencialmente gratuito”
(Art. 64º da CRP).

Comemora-se este ano o 30º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde.
Hoje, a CGTP-IN promove uma sessão, que vai contar com a presença de "Os Verdes", sob o lema "Revitalizar e investir no SNS para todos os cidadãos", na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa, às 14h30.

A Ecolojovem - "Os Verdes" condena o actual estado da saúde em Portugal, que prejudica os utentes, os profissionais de saúde e o próprio Serviço Nacional de Saúde:

- O encerramento de diversos serviços – Hospitais, Maternidades, Serviços de Atendimento Permanente, Centros de Saúde – sem serem apresentadas alternativas tem deixado milhares de utentes sem médico de família e sem um acesso eficaz aos serviços de urgência.
- Os utentes pagam cada vez mais pelos medicamentos de que necessitam, a par de uma crescente desresponsabilização por parte do Estado.
- A atribuição de hospitais públicos à gestão privada é cada vez mais frequente, confirmando a visão de negócio que o Governo tem da Saúde.
- Os ataques aos Direitos dos trabalhadores são cada vez mais frequentes e mais graves, enquadrando-se na ofensiva geral aos trabalhadores da Administração Pública.

Sem comentários: