Debate "Os Jovens e a Europa"


Realizou-se ontem um debate sobre os Jovens e a Europa, promovido pela Junta de Freguesia de Cacilhas, no auditório da Escola Secundária Cacilhas-Tejo.

Tendo em conta a proximidade das eleições Europeias - 7 de Junho - este debate teve como objectivo informar a população em geral, mas mais concretamente os jovens, sobre estas eleições, qual a influência das decisões da União Europeia cá em Portugal e qual a postura dos jovens perante este processo.

"Os Verdes" denunciaram o modelo de construção europeia que se tem vindo a fazer: anti-democrático, federalista, militarista e ao serviço dos interesses das grandes potências.

As políticas que tanto prejudicam a vida dos jovens, e da população em geral, aprovadas no Parlamento Europeu têm tido o apoio dos eurodeputados do PS, do PSD e do CDS-PP. Políticas essas que cá têm sido implementadas pelos sucessivos governos nacionais.

Lá como cá, são os mesmos que optam por medidas que tanto dificultam a vida dos jovens: no ensino, na habitação, no emprego, no associativismo...

Lá como cá, são os deputados da CDU que defendem os interesses de Portugal, que defendem a produção nacional, os serviços públicos, que defendem os jovens, os estudantes e os trabalhadores.

"Os Verdes" condenaram ainda o facto de não haver reais políticas de juventude, de se implementarem medidas que prejudicam os jovens, que adiam, dificultam e impossibilitam a sua emancipação (desemprego, baixos salários, falta de apoios para habitação...).

É possível termos uma Europa e um Portugal mais verdes e mais sustentáveis, e por isso defendemos uma sustentabilidade social, política, económica e ambiental.

Só assim teremos uma juventude com direitos, só assim é possível a emancipação e realização dos jovens.

Sem comentários: