Juventude CDU -"As novas gerações e os seus direitos...na luta por uma vida melhor"

Ao final da tarde de ontem, a Ecolojovem marcou presença no debate "As novas gerações e os seus direitos... na luta por uma vida melhor". A iniciativa da Juventude CDU, inserida na campanha para as eleições europeias, quis ouvir e dar voz às preocupações e inquietações dos jovens. Com a presença de Jerónimo de Sousa, muitos foram os que quiseram dar o seu testemunho.

Os direitos consagrados na Constituição Portuguesa, desde a educação, o emprego, a habitação e o ambiente, foram alguns dos abordados pelos presentes, numa clara denúncia dos ataques e perdas que estes direitos têm sofrido, ao longo dos últimos 30 anos.

Ficou demonstrado que os jovens não estão alheados das questões, pois muitos falaram das suas situações pessoais, onde diariamente são confrontados com situações específicas de trabalho precário, apoios sociais inexistentes no ensino secundário e superior, dificuldades na aquisição de habitação, entre outras. Num claro exemplo de tudo aquilo que dificulta a emancipação e a autonomia juvenil.

A Ecolojovem-"Os Verdes" falou que é dever dos Jovens da CDU alertarem para a gravidade das políticas ambientais da UE, que se têm caracterizado por se sujeitarem aos interesses do grande capital, tornando o ambiente numa mercadoria. É também dever da Juventude CDU anunciar que são os deputados da CDU que têm apresentado as alternativas sérias, que fazem do ambiente um bem público e essencial para o desenvolvimento sustentável.

É necessário continuar a lutar pelo direito à água e pela sua gestão pública e integrada com um serviço de qualidade; pela defesa da protecção da Natureza e da Biodiversidade, nomeadamente com a concretização efectiva da Rede Natura 2000; pela defesa dos transportes públicos colectivos, com preços socialmente justos, de modo a facilitar a mobilidade dos jovens, e aqui gostaríamos de realçar o facto de nas periferias dos centros urbanos e no interior do país os jovens estarem muito dependentes dos transportes públicos, que são na maioria insuficientes ou mesmo inexistentes.

A Juventude CDU defende também uma revolução energética, com base nas fontes de energia renováveis e opõe-se fortemente ao nuclear. O combate às alterações climáticas é para todos nós prioridade, na qual se deverão aplicar políticas efectivas e reais, para construirmos uma Europa ambientalmente sustentável, com direitos para todos, para uma vida melhor.

Sem comentários: